sexta-feira, abril 26, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

A Origem das Faixas nas Artes Marciais


A origem das Faixas nas Artes Marciais

As faixas coloridas nunca fizeram parte da antiga tradição das artes marciais chinesas.

História das faixas no jiu-jitsu Existem muitas histórias sobre a tradição das faixas nas artes marciais, porém, a mais comum é a de que um novato começou seu treinamento com uma faixa comum de cor branca simplesmente com o objetivo de amarrar e segurar seu uniforme. Como ele treinou durante anos, a faixa tornou-se suja, o que a deixava com a cor preta e isso levou a grande “fama” do faixa preta.

Ebook - A Origem do Jiu Jitsu



Arte marcial na China Antiga

Antigamente na China o aluno que estudava artes marciais não tinha um tempo pré-determinado para avançar seu grau hierárquico, o mesmo ia evoluindo conforme a sua dedicação e capacidade de assimilação das técnicas ensinadas.

Arte marcial no Ocidente

Aqui no ocidente, devido a diferença de nossa cultura, a maioria das artes marciais acabou fracionando o conteúdo e dividindo este conteúdo em um sistema que é exigido de acordo com o seu grau dentro da arte marcial. Este sistema foi criado porque os praticantes ficavam desmotivados achando ao “perder” para o outro, uma vez que não ficava claro o tempo de cada um dentro da modalidade.

No jiu-jitsu este conhecimento é representado por faixas e graus. Se você quiser saber mais a respeito acesse o link sobre o sistema de graduação no Jiu-Jitsu.

Fonte: Site Tonlon

Aprenda o significado das cores das faixas


Faixa Branca

Essa é a cor do desprendimento.

O branco reflete todas as cores. A própria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa. Entretanto, ele tem em potencial, todas as cores das demais faixas posteriores e assim como o fogo está na pedra, cabe a ele, faze-lo brotar através da fricção do treino árduo.

A busca nesse grau é pela purificação e transformação, diante do infinito conhecimento que tem diante de si.Essa faixa nos diz que o iniciante deve buscar a humildade e a imaginação criativa, através da limpeza e da claridade dos pensamentos. É a cor síntese do arco-íris e a mais associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeição e especialmente o absoluto.

Ela nos diz que devemos buscar a pureza, sinceridade e a verdade; repelindo os pensamentos negativos, procurando elevá-los, para que encontremos o equilíbrio interior, segurança e desenvolvamos o instinto e a memória.

Para saber mais sobre faixa branca clique e confira o manual do faixa branca.

Faixa Azul e Roxa

O roxo é uma mistura das cores azul e vermelho.Essa é a cor usada pelos sacerdotes para refletir santidade e humildade.

Ela gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima.

Esta é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia, das transformações e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual.

A cor violeta é excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental.

Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando em mau aspecto determina manias e fanatismo.

Representa o mistério, expressa sensação de individualidade, influenciando emoções e humores, mas também simboliza a dignidade, a inspiração e justiça. Gera tensão, poder, tristeza, piedade, sentimentalidade.

Tendo isso tudo em mente, a cor desta graduação nos indica que devemos encontrar novos caminhos e a elevar nossa intuição espiritual.


Faixa Marrom

É a cor da solidificação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras mantidas até aqui.Representa a conexão do praticante com o patrono do estilo que lhe foi passado, representado por seus mestres.

Para criar essa cor, você precisa misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. Também representa a autocrítica e a dependência dos mestres para chegar até aqui. Significa que se está completando o processo de amadurecimento, tanto nos conhecimentos técnicos quanto no aspecto mental.

Essa faixa, pela sua cor, emana a impressão de algo maciço denso, compacto.

Sugere segurança e isolamento. Representa também uma poluição que deve sempre ser limpa, através da prática fiel aos princípios do Budô.

Uma pessoa que gosta de vestir-se com marrom por certo é extremamente dedicada e comprometida com seu trabalho, sua família e seus amigos.

A cor marrom gera organização e constância, especialmente nas responsabilidades do cotidiano. As pessoas que gostam de usar essa cor são capazes de ir “à raiz das coisas” e lidar com questões complicadas de forma simples e direta. São pessoas “sensatas”.

Faixa Preta

É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada.
A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai.

Observe que na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência, mostrando assim, o estado mental, para o mundo, de quem atingiu essa graduação.

Em geral, essa cor é usada por pessoas que rejeitam as regras convencionais ou são regidos por outras normas sociais, como é o caso dos padres ou dos guerreiros que seguem ao Budô.

Essa cor também nos dá uma noção de tradição e responsabilidade.É a ausência de vibração da “não cor” que dá a sensação de proteção ou afastamento.

Por outro lado, absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas.

A meditação nessa cor permite a introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial.

Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas. O excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. A cor preta relaciona-se ao elemento água que adapta-se a todas as formas e contorna todos obstáculos é o símbolo do máximo Yin.

Fonte: Blog Vale tudo Lutas

Perguntas Frequentes

Geralmente ao entrar em uma academia de artes marciais, seja ela: Kung fu, jiu jitsu entre outras, as pessoas sempre perguntam:

Quantas faixas tem?

Que faixa você é?

Quanto tempo demora para chegar na faixa preta? 

Somente com o passar de anos de treinamento o praticante consegue entender que para a sua evolução é necessário muito mais que uma faixa, e sim o entendimento real do significado dessa arte marcial chamada Jiu Jitsu.

Não há requerimentos físicos específicos para ser um faixa preta.Os elementos intangíveis são os mais importantes nesta caminhada. Tomar responsabilidade pela vida e ações de alguém; a habilidade de respeitar e confiar; a habilidade de ser amigo, conselheiro ou companheiro de treino. De cada 20 alunos aproximadamente, somente alguns chegaram à faixa preta.

Eles não esquecem os princípios filosóficos depois de cada aula; eles os vivem. E eles perseveram, mesmo e especialmente quando as coisas ficam difíceis. Eles lideram, não através de intimidação ou hierarquia, mas através de compaixão e respeito. São modelos, e as pessoas aberta e genuinamente os respeitam. E eles aprendem, sempre.

Por fim deixamos aqui uma reflexão,  ”O que é ser um faixa preta ou estar na faixa preta”.


Conheça nosso canal sobre Jiu Jitsu no Youtube

Temos um canal no youtube especializado em Jiu Jitsu, que é muito diferente dos canais tradicionais. Nele contamos histórias do Jiu Jitsu, apresentamos grandes atletas  no quadro Histórias de Campeões, damos dicas de Jiu Jitsu para iniciantes e muito mais conteúdo, eu tenho certeza que você vai curtir! é só clicar aqui e conhecer!


AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!

LINKS ÚTEIS PARA VOCÊ MELHORAR O SEU JIU JITSU


CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKd

KIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

APRENDA DEFINITIVAMENTE A VIVER DO YOUTUBE: https://hotm.art/8LFdO9

SONHA EM VIVER DE JIU JITSU FORA DO PAÍS, CURSO PARA APRENDER INGLÊS: https://hotm.art/H19gnbo


LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7Oi

RESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxoki

DIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nH

CARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

 

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:


HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30Qgcgk

HAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAK

KIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4d

HARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

jaimec.luz
jaimec.luzhttps://muitomaisacaojiujitsu.com.br
Oi, sou faixa preta de jiu-jitsu e criador de um dos maiores canais do YouTube sobre o esporte. Fui honrado como o melhor comentarista do ano pelo BJJStars, um marco na minha jornada emocionante e desafiadora. Para mim, o jiu-jitsu é mais do que um esporte, é um estilo de vida que transparece em cada uma das minhas postagens. Adoro escrever de maneira divertida e simples, principalmente para ajudar os iniciantes. Aqui, meu objetivo é que você leve consigo informação e conhecimento. Então, preparado para embarcar nesta jornada comigo?

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...