Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

História de Alexandre Paiva Jiu Jitsu



Alexandre Paiva Jiu Jitsu 


Alexandre “Gigi” Paiva é uma figura de extrema importância na história do Jiu Jitsu, sendo um dos membros fundadores da equipe campeã mundial de Jiu-Jitsu, Alliance, ele foi também mestre de diversos campeões mundiais e figuras importantes para o Jiu Jitsu, tais como Fernando Augusto “Terere”, Leo Leite e Mitsuyoshi Hayakawa entre muitos outros. 

Nome completo: Alexandre Paiva Genovesi 

Apelido: “Gigi”, possivelmente pelo seu ultimo nome (Genovesi) embora tal nao tenha sido confirmado pelo BJJ Heroes. 

CONHEÇA NOSSA LOJA VIRTUAL www.lojammajiujitsu.com.br

História de Alexandre Paiva 


    Alexandre Paiva começou treinando Jiu Jitsu em 1983 na famosa Academia Jacaré em Ipanema, Rio de Janeiro, com o faixa preta de Rolls Gracie, Romero Cavalcanti. Na Academia Jacaré ele treinou com várias feras do Jiu-Jitsu como Fabio Gurgel, Leo Castello Branco, Roberto Traven, Fernando Gurgel e muitos outros. Atletas que viriam a fazer história nos tatames nos anos que se seguiram. 

    Logo do início Alexandre Paiva caiu dentro do esporte, e levava jeito, vendo que o jiu-jitsu era algo que ele gostava começou a treinar mais e mais, até que se tornou quase uma obsessão. Passando uma média de 8 horas por dia nos tatames. Alexandre não só treinava em Ipanema com Cavalcanti, mas ele também aproveita o tempo para ir às quartas-feiras para a área de Botafogo para acompanhar as aulas da “Academia Gracie” treinamento liderado por Rickson e Royler Gracie

    Em 1988 a carreira de Alexandre Paiva sofreu uma paragem forçada, quando Gigi machucou as costas, com sérios danos à sua coluna vertebral, uma lesão que empurrou Alexandre para fora dos Tatames por dois anos. Após a cirurgia e necessário processo de recuperação, Paiva regressou aos tatames na hora de pegar a faixa preta (em 1991). Foi também nessa mesma época que Alexandre começou a dedicar mais tempo à sua carreira de professor. Ele manteve a sua posição como assistente técnico de Jacaré Romero, começando também a dar aula no “Clube Federal”. Em 1992 Paiva abriu uma academia chamada “Academia Strike”, juntamente com Roberto Traven e Francisco Canepa. Eles ficaram lá ensinando até 1994, o em que alguns ex-alunos de Romero Cavalcanti, Paiva incluido, decidiram se juntar a seu mestre e formar uma nova equipe para bater de frente contra as equipes maiores nos campeonatos (equipes como a Barra Gracie e Carlson Gracie Team), eles chamaram a esse time Alliance. 

    O time rapidamente se tornou numa referência no Rio de Janeiro, mais tarde em São Paulo e depois pelo mundo fora. 

    Em 2009, Alexandre foi o líder de um movimento que serviu para prestar homenagem ao mestre Hélio Fadda (sobrinho de Oswaldo Fadda), da linhagem Fadda. A cerimônia foi realizada no “Casino Municipal em Paracambi, Rio de Janeiro.

As informações utilizadas como base desse publicação foram extraídas do site : bjjheroes.com, do próprio site das academias e/ou dos atletas, e de publicações de revistas como Graciemag, tatame, entre outras.

Um comentário:

  1. Jaime parabéns pelos excelentes post mas só uma correção, acredito que a homenagem feita ao Grande Mestre Hélio Fadda tenha sido feita por outro Alexandre Paiva, sendo esse Faixa preta 6° do GM Hélio Fadda.

    ResponderExcluir