sábado, abril 27, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

História de Fábio Gurgel Jiu Jitsu

fabio gurgel jiu jitsu

Fábio Gurgel Jiu Jitsu

    Fabio Gurgel é internacionalmente reconhecido como um dos melhores professores de Jiu-Jitsu do mundo. O principal instrutor e líder da Academia Alliance – São Paulo, Gurgel foi também um dos melhores competidores de Jiu-Jitsu da sua geração, tendo conquistado vários títulos importantes, incluindo o Mundial, o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Europeu. Em 2010 Fabio Gurgel colocou seu nome no livro de records do Jiu-Jitsu quando competiu e venceu o Campeonato Europeu, um dos maiores eventos do calendário da arte suave, com 40 anos de idade, apenas alguns meses antes de completar 20 anos como faixa preta.
Nome Completo: Fábio Duca Gurgel do Amaral
Apelido: “General” – o apelido foi colocado por Leo Negão, um antigo aluno de Gurgel que achou que ele tinha um comportamento parecido a o de um general, devido á sua atitude de liderança dentro do time da Alliance.
Camisetas sobre Jiu Jitsu você encontra em acesse www.harai.com.br

Biografia de Fábio Gurgel

    Fábio Gurgel nasceu no dia 18 de Janeiro de 1970 no Rio de Janeiro, Brasil. A sua primeira aula de Jiu-Jitsu teve lugar em 1983 quando ele tinha 13 anos de idade. Foi graduado faixa amarela com 14 anos e atropelou todo o mundo na faixa laranja, recebendo a azul aos 15 anos das mãos de Romero Cavalcanti. Gurgel conseguiu o seu primeiro título de “Campeão Carioca” – Campeão Estadual do Rio de Janeiro, na faixa azul e recebeu a faixa roxa com 16 anos (em 1986). Começou então a sua carreira como instrutor auxiliar na academia do seu professor (então chamada de “Jacaré Jiu-Jitsu”). Em 1988 quando recebeu a faixa marrom, Fábio Gurgel abriu a sua própria academia no Clube Federal do Rio de Janeiro.
    Tendo vencido todos os maiores campeonatos que havia na faixa marrom, como a Copa Lightning Bolt e a Copa Company e sendo considerado um dos melhores faixa marrom do Brasil da época, foi legitimamente graduado para a faixa preta em 23 de Outubro de 1989 por Romero “Jacaré” Cavalcanti, se tornando o primeiro atleta graduado de faixa preta pelo lendário mestre de Jiu-Jitsu.
    Fabio fez também parte do famoso Desafio Jiu-Jitsu vs Luta Livre em 1991, lutando contra Denilson Maia e vencendo no 1º round com nocaute tecnico (TKO) devido a soco da montada. Em 1993, Fabio Gurgel, junto com seu Mestre Romero Cavalcanti e os Faixas Preta Alexandre Paiva e Fernando Gurgel fundaram a “Alliance Jiu-Jitsu“, um time que viria a se tornar num dos melhores do Mundo.
    Em 1994 Fábio Gurgel se muda para São Paulo e abre uma filial da Alliance nessa importante cidade brasileira, conseguindo também vencer outro título, o primeiro Campeonato Brasileiro organizado pela nova CBJJ, repetindo o feito em 1995 e em 1996, vencendo também no primeiro Campeonato Mundial – nesse ano. Em 1996 Fábio Gurgel testa seu MMA novamente, dessa vez no UFC com uma luta sem sucesso, perdendo contra o mais experiente Jerry Bohlander.
    Em 1997 após mais um título mundial e um segundo lugar no “World Vale Tudo Challenge III”, onde depois de duas lutas que Gurgel finalizou, disputou a final contra o gigante Mark Kerr. A dura batalha durou 30 minutos e foi vencido por Kerr, no entanto o norte-americano quebrou ambas as mãos socando o faixa preta da Alliance, vencendo na decisão. Esse foi um evento de vale tudo na regra antiga, onde valia pisão e cabeçada mas não valia usar luvas.
    Fabio Gurgel venceria mais dois Campeonatos Mundiais em 2000 e 2001. Em 2001, no Pan-Americano foi finalizado por um dos seus antigos alunos, Fernando Pontes, apelidado de “Margarida” (um apelido colocado pelo próprio Gurgel). Fábio nunca antes tinha sido finalizado em competição e isso foi um grande feito para Fernando Pontes, que venceria o Mundial em 2001.
    Em 2002 Gurgel esteve no meio de uma grande polémica que quase ditou o fim da Alliance. Com a criação de uma nova federação (CBJJO) que ia contra a poderosa CBJJ (hoje IBJJF), alguns dos maiores nomes do time Alliance quiseram lutar na nova CBJJO que oferecia premiações monetárias aos competidores, enquanto Gurgel se mantinha firme em não permitir que seus lutadores tomassem parte nos eventos da nova federação, preferindo os da CBJJ. Essa luta durou até que esses lutadores decidiram se separar da Alliance, formando o time “Master” e mais tarde a Brasa , o que deixou a academia de Gurgel sem 90% do seu time de faixas preta.
    Os anos passaram e a Alliance voltou a se erguer e começar de novo, conseguindo criar uma segunda geração de excelentes competidores como Cobrinha, os irmãos Langhi, Lepri, Faria, Gabi, Marcelo Garcia, Peinado e muitos outros e apesar de Fábio Gurgel ter muito sucesso como professor, como mais de 50 Campeões Mundiais a seu cargo, o espirito competitivo dele não parou de querer mais. Com a sua juventude um pouco pra tras, os títulos continuaram sendo acumulados, Gurgel venceu o Campeonato Europeu (2007, 2009 e 2010 – com 40 anos de idade), o Pan-Americano (2008) e o 3º e 4º título de Campeão Mundial por Equipes em 2008 e 2010. Em 2019 Gurgel celebrou o seu 30º aniversário como faixa preta.
As informações utilizadas que serviram como base desse publicação foram extraídas do site : bjjheroes.com, do próprio site das academias e/ou dos atletas, e de publicações de revistas como Graciemag, tatame, entre outras.
 

AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!
 

Links úteis para você

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKdKIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7OiRESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxokiDIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nHCARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30QgcgkHAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAKKIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4dHARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...