quinta-feira, abril 25, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

Jiu Jitsu – História de Campeões – Marcelinho Garcia

História de Campeões – Marcelinho Garcia

    E ai Guerreiros, tudo certo? Eu sou o Jaime do muito mais ação Jiu Jitsu, E na nossa história de campeões de hoje, vamos falar um pouco de um dos caras mais incontestáveis da história do Jiu Jitsu Mundial.

História do Marcelinho Garcia

 
    Marcelo Garcia, mais conhecido como ‘Marcelinho Garcia’ Ou então somente Marcelinho, nasceu em 17 de Janeiro de 1983, na pequenina cidade de Formiga em Minas Gerais, e hoje ele tem 33 anos de idade
    A história de Marcelinho com as artes marciais, começou cedo, desde pequeno adorava filmes de ação, como Karate Kid, Operação Dragão, e qualquer outro que tivesse porrada!

Começo no Jiu Jitsu

    E quando tinha 8 anos de idade, influenciado diretamente pelos filmes que assistia, ele começou a praticar Karate, chegando até a competir em alguns campeonatos regionais, porém com o passar do tempo, começou a desanimar do Karate, por que não entendia, e não acreditava como aquelas movimentações (estilo kata), poderiam ser aplicadas em uma luta de verdade, e 4 anos depois quando completou 12 anos de idade, decidiu parar de vez com o Karatê.
    Ficou um ano sem praticar nenhuma arte marcial, e quando completou 13 anos um amigo o convidou para uma aula de Judo. Marcelinho não botava muita fé na luta agarrada e achava que quem soubesse trocação, acabaria vencendo fácil um lutador de grappling. Mas mesmo assim, ele decidiu aceitar o convite e foi na aula de Judo, que era ministrada pelo professor Fabiano de Souza. Marcelinho gostou tanto, do que viu, principalmente em função da agressividade, da dinâmica do Judô, que decidiu novamente investir novamente nas artes marciais. Com o passar do tempo, e já tendo algumas vitórias em alguns campeonatos, Marcelinho começou a conhecer melhor o seu professor, e descobriu que ele também treinava um tal de jiu jitsu.
    Como na época na cidade de formiga, não tinha aulas de Jiu Jitsu, o seu professor viajava 3 vezes por semana até uma cidade vizinha, chamada Divinópolis para poder treinar. Marcelinho gostou da ideia, e começou a acompanhar o seu professor, foi quando e começou a treinar jiu jitsu 3 vezes por semana com um professor chamado Iran Brasileiro, que é um faixa preta graduado pelo Rickson Gracie.
    E ai meu amigo, foi amor a primeiro treino, Marcelinho não faltava aos treinos, e logo decidiu competir, porém o seu primeiro campeonato não saiu como o planejado, acabou perdendo na primeira luta, mas isso não foi algo que o abalasse e nem diminuísse sua vontade de competir, Marcelinho começou a comprar revistas de jiu jitsu, para aprender novas posições e assim evoluir o seu jiu jitsu.

Marcelinho Garcia como lutador Profissional de Jiu Jitsu

 
    Com o passar do tempo, Marcelinho começou a sentir que precisava de mais! Começou a sentir que a cidade que ele estava era pequena, quando comparada a pretensão que ele tinha dentro das artes marciais, e foi em um dos vários campeonatos que participava que ele conheceu Paulo Rezende, um professor de jiu jitsu que tinha uma academia na cidade de poços de caldas, que ficava a aproximadamente 300 km da sua cidade natal. Paulão como era conhecido ofereceu para Marcelinho um lugar para dormir e aulas de jiu jitsu de graça, em troca Marcelinho tinha que varrer o tatame e manter a academia limpa, e fazer alguns outros trabalhos. E Marcelinho Garcia, com 16 anos de idade, aceitou a proposta de Paulo Rezende.
    Nesta nova academia, Marcelinho fazia 4 treinos por dia, e isso deu um UP fantástico em seu jogo. E foi nesta época, que Marcelinho começou a treinar a sua guarda, pois como treinou Judo durante um bom tempo, tinha facilidade em jogar por cima, porém quando fazia guarda era lamentável, ele tomou muita pressão e muito amasso, mas nem por isso desistiu de melhorar sua guarda, tornando ela um dos seus pontos fortes futuramente.
    Marcelinho, treinou muito, e competiu muito, viajando pelo Brasil inteiro em busca de competições, e foi em uma dessas competições, mas precisamente no Rio de Janeiro, que Marcelinho teve problemas com os custos da inscrição do campeonato, e a organização decidiu não deixar ele competir. Porém uma garota, que também era da a organização do campeonato, decidiu convence-los a deixar o Marcelinho competir. Quando o campeonato terminou, Marcelinho se apresentou a garota, e o nome dela era Tatiana, pouco tempo depois os dois começaram a namorar, e hoje o nome dela é Tatiana Garcia, ela é esposa do Marcelinho.
    Com toda essa intensidade de treinos, os resultados começaram a aparecer, Marcelinho ganhou campeonatos regionais, estaduais, e até um mundial de faixa colorida. Com todos estes resultados, ele foi convidado por Fernando Tererê que na época era da equipe Aliance, para se mudar para São Paulo e ser instrutor na academia que ele tinha junto com o Leo Vieira. (temos um história de campeões sobre o Terere, você pode conferir aqui).
    Marcelinho aceitou o convite e se mudou para São Paulo, que é um dos maiores centros mundiais do Jiu Jitsu. O começo na academia de Terere foi difícil, a grana era curta, que só dava pra alugar uma casa que ficava muito longe da academia. E com o passar dos tempos e dos treinos ele recebeu mais um convite, desta vez de Fabio Gurgel para ofereceu para Marcelinho ser instrutor na matriz da aliance em São Paulo, e Marcelinho não pensou duas vezes e aceitou o convite!
    Começar a treinar e trabalhar com o Fabio Gurgel, foi um divisor de aguas para Marcelinho, ele conseguiu estabilizar a sua vida financeira, e foi nessa época que Marcelinho começou a treinar jiu jitsu sem kimono, o que mais tarde iria se tornar uma de suas especialidades.

Marcelinho Garcia e o ADCC

    Uma história interessante, é que para o ADCC que aconteceu em 2003, a seletiva brasileira rolou em 2002, e Marcelinho ainda era faixa marrom, mas mesmo assim decidiu se inscrever no campeonato. Marcelinho lutou tão bem chegou até a final, porém na final da seletiva, ele acabou perdendo por 1 ponto. Ou seja, ele não participaria do evento principal do ADCC. Contudo meus amigos, como diz a minha querida mãe, “o que tem que ser meu, na minha mão há de vir”, o destino quis que o americado Denis Hallman, desistisse de competir, e a organização teve que chamar alguém as pressas para substitui-lo, e quem foi chamado? Quem? quem quem? Ele mesmo.. o Ronaldo Jacaré…. brincadeira… brincadeira.. foi o Marcelinho mesmo que foi chamado…
    Marcelinho era um desconhecido do grande público, e o ADCC é um evento gigantesco, o maior campeonato de grappling do mundo! E Marcelinho acabou caindo em uma chave duríssima, teve que enfrentar dois nomes fortíssimos do jiu jitsu na época, Renzo Gracie e Vitor Shaolin Ribeiro, Marcelinho venceu os dois, e fez a final com o americano Otto Olson, que do outro lado da chave havia vencido Fernando tererê. E Marcelinho, se tornou campeão do ADCC, aplicando um MataLeão, e finalizando o adversário e levando o ginásio ao delírio!

Principais títulos do Marcelinho Garcia

    Esta foi a primeira grande vitória do Marcelinho, e além de 2003, Marcelinho repetiu o feito e venceu em 2005 / 2007 e 2011 se tornando tetra campeão do ADCC.
    Porém, os títulos de Marcelinho não foram apenas sem pano, Marcelinho também fez história no Jiu Jitsu com Kimono, e venceu o campeonato mundial de Jiu Jitsu no peso médio nos anos de 2004/ 2006/ 2009/ 2010 e 2011, se tornando Penta Campeão mundial de Jiu Jitsu.
    No ano de 2007, Marcelinho embalado pelas conquistas do ADCC e do Mundial de Jiu Jitsu, decidiu se testar no MMA, onde fez apenas uma luta no evento K1 HERO’S, onde acabou perdendo por nocaute técnico, para o Sul-Koreano DAE Won Kim
    No ano de 2009, Marcelinho decidiu abrir uma academia de Jiu Jitsu em Nova Iorque, e decidiu se dedicar totalmente ao Jiu Jitsu.
    O Marcelinho não tem instagram pessoal (pelo menos eu não encontrei), o mais próximo que chegamos disso foi encontrar uma conta do instagram de uma das filiais da academia do Marcelinho dos Estados Unidos. E esta é a última foto do Marcelinho que foi postada nesta conta.
    Apesar das dificuldades no início da carreira, hoje Marcelinho é visto como um dos grandes nomes do esporte pelo mundo, sendo referência quando falamos de Jiu Jitsu, técnico, e de alta qualidade.
    Camisetas sobre Jiu Jitsu você encontra em acesse www.harai.com.br

VÍDEO HISTÓRIA DE CAMPEÕES MARCELINHO GARCIA

    Marcelo Garcia nasceu numa pequena cidade chamada Formiga, no Estado de Minas Gerais, Brasil, em 1983. Percebeu que queria seguir uma carreira nas artes marciais deste muito cedo, vendo os filmes de ação da década de 1980 como o “Karaté Kid” ou filmes mais antigos como “Operação Dragão”, que estavam entre os seus favoritos.
    Apesar de “Marcelinho” morar no Brasil, não havia Jiu-Jitsu perto de onde ele morava, só nas cidades grandes (na verdade, Marcelo só ouviu falar de JiuJitsu anos mais tarde). Impulsionado pelos filmes que adorava, ele começou a praticar Karatê com 8 anos de idade. Passou anos se dedicando à arte marcial japonesa, se focando nas Katas e sequências de movimentos rígidos dessa arte marcial, competindo regularmente em campeonatos locais. Apesar de Garcia se dedicar bastante para ter sucesso no Karate ele não compreendia como essas movimentações rígidas poderiam ser aplicadas numa luta de verdade e desanimou um pouco de treinar. Depois de 4 anos ele decidiu parar por completo de treinar.
    Depois de um ano afastado das artes marciais, um amigo o convidou para assistir a uma aula de Judô. Marcelo não gostava de lutas agarradas e achava que numa luta, quem soubesse socar e pontapear esmagaria facilmente um praticante de lutas agarradas. Ainda assim, ele foi na aula de Judô, dada por Fabiano de Souza. Marcelo gostou da agressividade do Judô e decidiu dar uma nova oportunidade às Artes Marciais.
    O seu amor pelo Judô cresceu, auxiliado por algumas vitórias em campeonatos. Se familiarizando mais com o seu professor, Marcelo descobriu que ele também praticava Jiu-Jitsu, treinando a arte suave 3 vezes por semana numa cidade vizinha chamada Divinópolis. Com vontade de seguir as pisadas de seu mestre, Marcelinho perguntou se podia assistir a uma dessas aulas de Jiu-Jitsu e Fabiano aceitou, então na oportunidade seguinte Marcelo foi na sua primeira aula, dada pelo faixa preta graduado por Rickson Gracie, Iran Brasileiro.
    Rapidamente Marcelo juntou as aulas de Jiu-Jitsu à sua rotina de treino, fazendo 3 viagens por semana para treinar na academia de Iran Brasileiro. O seu primeiro campeonato de Jiu-Jitsu não correu como planeado, perdendo na primeira luta, mas a derrota não saciou a sua sede de competir. Começou a comprar revistas de JiuJitsu para aprender novas técnicas, praticando depois com seus parceiros de treino.
    A determinada altura, ele ouviu que havia uma boa academia, da Gracie Barra, em Ribeirão Preto, a muitos quilômetros de distância da sua cidade, no Estado de São Paulo. Marcelo fez a viagem até Ribeirão Preto e lá ele viu um Jiu-Jitsu muito mais evoluído, com caras fazendo guarda aranha, meia-guarda, técnicas que ele nunca tinha visto antes. Reconheceu que seria difícil vir a ser Campeão do Mundo treinando em Divinópolis e começou a pensar como se poderia mudar para uma cidade maior para treinar com um time melhor.
    Antes de ter tempo para planear tudo isso, Marcelo foi competir num campeonato estadual, onde conheceu Paulo Rezende, que o convidou para treinar na sua academia. Paulo Rezende (apelidado de Paulão) tinha um time muito maior em Poço de Caldas e lhe ofereceu um lugar para dormir na academia e aulas de graça e em troca Marcelo realizava as tarefas diárias necessárias ao funcionamento do espaço (varrer os tatames, recados, etc.). Marcelo aceitou e depois de receber o sim de seus pais, viajou por 10 horas de ônibus até à academia de Paulão, tinha 16 anos de idade.
    Nessa nova academia, e com a supervisão de Paulão, Marcelo começou treinando 4x por dia, com a primeira aula a começar as 6h da manhã, a segunda às 8h da manhã, a terceira às 3h da tarde e finalmente a última às 7h da tarde. Durante esse período, Marcelo começou a trabalhar a sua guarda. Sendo um anterior praticante de Judô, o seu forte era seu jogo por cima, mas a sua guarda precisava desesperadamente de melhorar, e durante meses ele lutou por baixo, com as costas no chão, sendo amassado no começo, mas no final conseguiu juntar essa nova arma ao seu arsenal.
    Em um campeonato em que ele ainda lutava no Juvenil, o seu professor o inscreveu na categoria Absoluto do Adulto. Marcelinho estava bastante relutante em aceitar um desafio tão difícil mas aceitou na mesma. Marcelo lutou corajosamente, chegando na final contra um adversário adulto que pesava mais de 140 kilos. As regras eram diferentes das habituais em campeonatos da CBJJ. Não havia pontos nem limite de tempo e Marcelo Garcia acabou vencendo depois de uns esgotantes 45 minutos de luta, finalizando num estrangulamento apertado. A partir desse momento Garcia começou a participar de todos os absolutos que podia.
    Sempre tentando competir ao mais alto nível, Marcelinho viajou por todo o Brasil e numa dessas viagens, ao Rio de Janeiro, ele foi impedido de entrar num campeonato por problemas com o custo da inscrição. A determinada altura, uma menina que pertencia à organização o ajudou e convenceu o resto dos organizadores a deixar Marcelo competir e eles acabaram aceitando. Depois que o campeonato terminou, Marcelo se apresentou à garota que o tinha auxiliado. O nome dela era Tatiana e os dois começaram a namorar pouco tempo depois. Ela viria a se tornar sua esposa.
    Com o seu intenso programa de treinamento, Marcelo começou a ganhar campeonatos, primeiro o Estadual e depois a sua primeira vitória no Mundial. Depois da sua primeira vitória no Campeonato do Mundo, ele viu todo o seu potencial e começou realmente a acreditar nele. A sua namorada Tatiana o convenceu que a sua carreira beneficiaria bastante de uma mudança para um time maior em São Paulo, e depois de um convite feito por Fernando “Tererê” da Alliance para ser instrutor auxiliar na sua academia, ele partiu para São Paulo, um dos maiores centros mundiais de Jiu-Jitsu.
    A vida era dura dando aulas na academia de “Terere” e Leo Vieira, o dinheiro era pouco e tudo o que ele podia pagar era uma casa a horas de viagem da academia, então quando Fábio Gurgel lhe ofereceu um lugar como instrutor auxiliar na sua academia, na academia matriz da Alliance, ele aceitou de bom grado.
    Com essa nova parceria com Gurgel (que é um dos melhores professores de Jiu-Jitsu do mundo), o Jiu-Jitsu de Garcia deu um grande passo em frente de novo. Foi também uma época em que ele começou ganhando um pouco mais de dinheiro, lhe permitindo estabilizar a sua situação financeira. Foi aí que Marcelo começou treinando sem kimono pela primeira vez, era faixa marrom e nunca tinha treinado ou competido submission.
    Sempre disposto a competir tanto quanto possível, quando a Seletiva Brasileira do ADCC chegou, Marcelo decidiu se inscrever no famoso campeonato. Lutou bem e chegou na final, perdendo por -1 ponto (puxada para a guarda) contra Daniel Moraes. Pelas regras do ADCC ele não se qualificaria para as finais porque não venceu a seletiva, mas como representante Americano, Denis Hallman, desistiu Marcelinho foi chamado de ultima hora para ser seu substituto. Sendo visto como um desconhecido no campeonato mais prestigiante do mundo, ele acabou calhando numa das mais duras chaves do torneio, tendo que enfrentar Renzo Gracie e Vitor Ribeiro. Derrotou ambos e venceu a final chegando no topo do mundo do Submission, e com a bolsa do campeonato ofereceu ao seu pai um Ford Focus para substituir o seu Volkswagen velhinho de 1984.
    Continuou tendo sucesso tanto no submission como no Jiu-Jitsu ao vencer o Campeonato do Mundo, o Submission de Campos e novamente o ADCC. Depois de vencer todos os principais títulos em ambos os esportes, Marcelinho encontrou um novo desafio, testando uma carreira no mundo do MMA, e se juntando a uma academia de MMA na Flórida, a American Top Team. Apesar de Garcia estar focado nessa nova aventura, ele continuava sendo um competidor assíduo nos principais campeonatos de JiuJitsu e Submission, sempre representando a Alliance.
    Em 2009 Marcelo abriu uma academia em Nova Iorque e começou a se distanciar da sua carreira no MMA, se dedicando a tempo inteiro a esse novo espaço e a seus alunos. Tendo perdido o interesse pelo MMA, ele afirmou abertamente numa entrevista em Março de 2010 que não voltaria a competir nesse esporte, anunciando também a sua decisão de regressar ao Jiu-Jitsu, o que ele fez mais tarde nesse ano, vencendo o Campeonato do Mundo mais uma vez.
Em Dezembro de 2011 Marcelo Garcia graduou pela primeira vez dois alunos para a faixa preta, Josh Waitzkin e Alexander Meadows.
 

AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!
 

Links úteis para você

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKdKIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7OiRESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxokiDIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nHCARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30QgcgkHAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAKKIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4dHARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...