terça-feira, março 19, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

Faixa Vermelha de Jiu Jitsu

faixa-vermelha-jiu-jitsu

 

A Suprema Honra do Jiu Jitsu: A Faixa Vermelha

A jornada no Jiu Jitsu é repleta de desafios, superações e aprendizados. E no ápice dessa trajetória, encontra-se a faixa vermelha, uma honra concedida apenas aos mais dedicados e apaixonados pela arte suave.

Entenda a Faixa Vermelha no Jiu Jitsu

A faixa vermelha é mais do que um simples pedaço de tecido; é o símbolo máximo de maestria e dedicação no Jiu Jitsu. Representa décadas de treinamento, ensino e, acima de tudo, amor pela arte.

O Caminho para a Faixa Vermelha

Alcançar a faixa vermelha não é uma tarefa fácil. Demanda, em média, cerca de cinquenta anos de prática contínua e comprometida. A cada grau conquistado, o intervalo para o próximo se amplia, tornando a jornada ainda mais desafiadora:

  • Primeiro ao Terceiro grau: 3 anos cada
  • Quarto ao Sexto grau: 5 anos cada
  • Sétimo e Oitavo grau: 7 anos cada
  • Nono grau: mais de uma década

A Raridade da Faixa Vermelha

Apenas uma elite selecionada de praticantes alcança o prestigioso 9º grau da faixa vermelha. Atualmente, apenas 50 indivíduos no mundo todo ostentam essa honra. O 10º grau, por sua vez, é uma distinção reservada exclusivamente aos pioneiros do Brazilian Jiu Jitsu.

Diferenciando a Faixa Vermelha da Faixa Coral

Para os iniciantes, pode haver alguma confusão entre as faixas vermelha e coral. A faixa coral, que engloba os 7º e 8º graus, é uma etapa anterior à faixa vermelha. São necessários mais de trinta anos de treinamento para alcançar a faixa coral e, a partir dela, quase vinte anos adicionais para atingir a faixa vermelha.

A Faixa Vermelha em Perspectiva

A faixa vermelha é, sem dúvida, uma das mais difíceis de se alcançar em todas as artes marciais. A probabilidade de um praticante comum chegar a essa graduação é extremamente baixa. No entanto, para aqueles que persistem, é uma recompensa que reflete uma vida inteira de paixão e dedicação ao Jiu Jitsu.

Se você é apaixonado pelo Jiu Jitsu e deseja aprofundar seus conhecimentos, explore mais sobre a história e a filosofia por trás de cada cinturão em nosso guia completo sobre o Sistema de Graduação do Jiu Jitsu.

Enquanto muitos (assim como eu) sonham em um dia chegar a faixa preta de Jiu Jitsu e quem sabe a faixa coral, para outros pouquíssimos estas graduações já são passado! Estamos falando daqueles que alcançaram o degrau máximo do Jiu Jitsu, a Faixa Vermelha!

Como conseguir a faixa vermelha de Jiu Jitsu

A faixa vermelha de Jiu Jitsu é a maior graduação que um atleta pode chegar dentro da arte suave, e se segundo o Sistema de Graduação da CBJJ (temos um post especial neste link), demora mais de 55 anos de treinamento para um atleta ser condecorado Faixa Vermelha.

Domine o Jiu Jitsu: A Arte Suave Descomplicada

Antes de prosseguir com a leitura sobre os grandes mestres da faixa vermelha, quero apresentar uma oportunidade única para você que deseja trilhar esse caminho de maestria no Jiu Jitsu. Se você sonha em um dia ter seu nome listado entre os grandes mestres, ou simplesmente deseja dominar a arte suave e aplicá-la em sua vida diária, tenho algo especial para você.

Apresento o curso Domine o Jiu Jitsu: A Arte Suave Descomplicada. Este curso foi meticulosamente desenvolvido para todos os níveis, desde o iniciante até o avançado. Se você:

  • Deseja aprimorar sua técnica e entender os princípios fundamentais do Jiu Jitsu.
  • Quer aprender a arte suave de forma descomplicada e direta.
  • Sonha em competir ou simplesmente quer se sentir mais confiante em sua prática diária.

Então, este curso é para você!

Por que escolher o nosso curso?

  1. Instrução de Qualidade: Aprenda com profissionais que viveram e respiraram Jiu Jitsu por anos.
  2. Comunidade Ativa: Junte-se a uma comunidade de praticantes apaixonados e troque experiências.
  3. Bônus Exclusivos: Acesse conteúdo adicional que o ajudará a aprofundar ainda mais sua prática.

Não perca esta chance de elevar seu Jiu Jitsu a um novo patamar. O caminho para dominar o Jiu Jitsu com um único passo, e este curso pode ser o impulso que você precisa.

Clique aqui e comece sua jornada agora mesmo!

Quem são os faixas vermelha de Jiu Jitsu

A faixa vermelha no Jiu Jitsu, ainda é dívida em 2 grupos. O primeiro é a Faixa Vermelha 9º Graus, que é o limite máximo que os praticantes podem chegar, e o segundo é a Faixa Vermelha 10º Graus que é a graduação reservada aos patriarcas do Jiu Jitsu – Carlos Gracie, Gastão Gracie, Hélio Gracie, Jorge Gracie, Oswaldo Gracie

O Seleto grupo de faixas vermelhas ainda conta com:

Faixas Vermelha 9º Grau

Adair Alves de Almeida

Começou a dar aulas em 1975 tendo sua equipe com nome Sanshiro, apelido dado pelo mestre José Senador Rosa. Que faz referencia ao lutador de Judo Sanshiro Sugata.

Alexandre de Souza Neves (Mestre Chandu)

Foi a pessoa responsável pelo local onde as primeiras aulas do mestre Oswaldo Fadda foram ministradas, cedendo para mestre Oswaldo a sua própria casa. Grande responsável pela popularização do Jiu Jitsu, ajudou a prender muitos bandidos e ajudou muitos necessitados.

Álvaro Barreto

Faixa vermelha 9º graus, é um dos homens mais importantes no Jiu-Jitsu, sendo também o irmão de João Alberto Barreto e Sérgio Barreto

Amélio Arruda

Iniciou no Jiu Jitsu aos 27 anos, e hoje é Faixa Vermelha 9º graus.

Armando Wriedt

Grande lutador de vale-tudo, é uma das 7 pessoas a receber a faixa vermelha das mãos de Hélio Gracie

Arthur Virgílio Neto

Foi aluno de Carlson Gracie, recebeu a faixa vermelha e o nono grau em Abril de 2014

Ary Sardella

Praticante de Jiu Jitsu e de Judo foi graduado Faixa vermelha pelo mestre Armando Wriedt em 2018.

Cândido Casale “Candoca”

Descendente de Italiados, “Candoca” como é conhecido, foi aluno de George Gracie, e recebeu a faixa vermelha e o nono grau de Jiu Jitsu em Setembro de 2012.

Carley Gracie

Conhecido também como “O Leão da família Gracie”, Carley é filho de  Carlos Gracie e Pai do Clark Gracie (sim aquele da omoplata! rsrs)

Carlos Antônio Rosado

Aluno do Saudoso Carlson Gracie, é simbolo do beneficio que o Jiu Jitsu traz ao praticante. Vitima do Diabetes a mais de 30 anos, utilizada a filosofia do Jiu Jitsu como aliado no combate a doença. Carlos Rosado é um faixa-vermelha de jiu jitsu brasileiro, o mais alto grau possível em BJJ, sendo não apenas o homem mais jovem a receber a honra no esporte, mas também a única faixa vermelha já concedida pelo falecido Mestre Carlson Gracie. Considerado por muitos como o melhor aluno da primeira geração de faixas pretas de Carlson Gracie, Carlos Rosado é também o fundador da Academia Rosado Jiu Jitsu.

Carlson Gracie

Uma das figuras mais importantes da Historia do Jiu Jitsu, filho de Carlos Gracie, da sua linhagem surgiram equipes como Brazilian Top Team, American Top Team, Nova união entre outras.

Cirval Justino da Silva

Nascido em 1950 começou a treinar jiu jitsu quando tinha apenas 9 anos de idade. Ele é da dinastia de Fadda e depois de uma vida inteira dedicada ao Jiu Jitsu recebeu sua faixa vermelha dia 16 de Setembro de 2018.

Crézio Chavez

Competidor de Jiu Jitsu na década de 1950, era chamado por Helio Gracie de “Cabritinho” devido sua velocidade e técnica apurada. Mestre Crézio Chavez é uma figura importante do Jiu Jitsu que alcançou o 9º grau (faixa vermelha) na arte suave. Crézio Chavez competiu várias vezes pela Academia Gracie na década de 1950 nas lutas de Vale Tudo, encerrando sua carreira invicto. Chávez também foi um grande embaixador do BJJ em Petrópolis, Brasil, onde abriu a primeira academia da região.

Deoclécio Paulo

Major do Exercito, Mestre Deo como é conhecido treinou na década de 40 na academia de Oswaldo Fadda. Como Instrutor ensinou Jiu Jitsu em varias regiões do Brasil e também no Chile.

Eduardo Gomes Pereira

Eduardo pereira, treina Jiu Jitsu desde de 1951 tendo aprendido com o grande George Gracie.

Edison Leandro da Silva

Edison Leandro Da Silva, iniciado no Jiu-Jitsu em 1963, treinou judô sob GM Ynagashima, obteve faixa preta em BJJ e judô aos 18 anos, serviu o Exército Brasileiro, fundou sua escola de BJJ em 1972, trabalhou com os Gracie, fundou a Federação Japonesa de Jiu-Jitsu Brasileiro e atualmente lidera a equipe Grappling Zone.

Fernando Pinduka

O mestre Fernando “Pinduka” foi aluno de Carlson Gracie e foi um dos lutadores mais importantes do Jiu-Jitsu na era dourada do Jiu Jitsu dos anos 80.

Flávio Behring

Flávio iniciou no Jiu Jitsu com 10 anos de idade em 1947 com Helio Gracie, e é pai de dois dos maiores nomes do Jiu Jitsu na década de 1980, Sylvio e Marcelo Behring.

Francisco Mansur

Faixa vermelha 9º graus, é um dos poucos atletas não pertencentes a família Gracie que foram graduados por Helio Gracie. Também é tio de Álvaro Mansur, coordenador técnico de arbitragem da CBJJ.

Francisco Sá

Treinou na década de 1940 com Nilo Veloso, aluno de George Gracie, é um dos grandes responsáveis pela popularização do Jiu Jitsu no Nordeste Brasileiro.

Geny Rebello

É um Grão-Mestre de jiu jitsu brasileiro (faixa vermelha 9º grau) e aluno de Helio Gracie. Fundador da Academia Serrana, um dos mais importantes centros de combate no Brasil, onde desenvolveu muitas lendas desta arte marcial.

Geraldo flores

O Mestre Geraldo Flores é um faixa-vermelha (9º grau) da linhagem de Oswaldo Fadda, e um dos principais desenvolvedores de Jiu Jitsu, na região norte do Rio de Janeiro. Flores também esteve envolvido no desenvolvimento de figuras do Jiu-jitsu como Wendell Alexander, Sergio Bastos e Ignácio Santos Silva.

Helio Fadda

Filho de Humberto Fadda, e sobrinho de Oswaldo, seu nome Hélio é uma homenagem de seu pai, para o grande mestre Helio Gracie, a qual tinha muito apreço e admiração.

Helio Vigio

Lendário delegado de Policia, Helio Vigio foi instrutor de Jiu Jitsu na Academia Gracie na década de 1950, também defendeu a bandeira da família Gracie lutando “vale tudo”. Mestre Helio Vigio é um faixa vermelha e uma figura importante na história desta arte marcial. Ex-instrutor da Gracie Academy na década de 1950, ao lado de Carlson Gracie, Robson Gracie e João Alberto Barreto, Hélio Vigio defendeu o nome Gracie Jiu Jitsu em várias lutas de “Vale Tudo

Hilton Leão da Silva

Iniciou no Jiu Jitsu com 13 anos de idade, hoje é faixa vermelha 9º graus, e presidente da Liga Brasileira de Jiu-Jitsu

Humberto Batista Fadda

Irmão mais velho do mestre Oswaldo Fadda, junto com o mestre Chandu foi um dos primeiros alunos do mestre Oswaldo.

Jairo Moura

Iniciou no Jiujitsu em 1957, graduou a faixa preta em 1960, em Recife-PE. foi aluno do seu meu irmão, mestre Jurandir Moura, que por sua vez foi aluno do mestre George Gracie.

José Higino

Faixa Vermelha 9º graus, iniciou no Jiu Jitsu quando tinha 11 anos, e foi aluno do mestre Aderbal Baptista

João Alberto Barreto

Faixa Vermelha 9º graus de Jiu Jitsu, era aluno de Helio Gracie, e ficou famoso na década de 1950 pois era um exímio competidor, tendo ficado invicto até o final da sua carreira.

João Carlos Athayde

Advogado Criminal, empresário do setor imobiliário e hoteleiro em búzios  e Cabo Frio, foi formado faixa preta pelos irmão Helio e Carlos Gracie.

João Fernandes

O Mestre João Fernandes é considerado o pioneiro do jiu jitsu em Jacarepaguá, foi formado dentro da Academia Fadda , sendo aluno do próprio mestre Oswaldo Fadda. 

Jonas Silva de Oliveira

Mestre Jonas foi lutador de vale tudo, é discípulo direto de Oswaldo Fadda e hoje é faixa vermelha de jiu jitsu.

Jose Gomes

Começou a treinar Jiu Jitsu com George Gracie, e por ele foi graduado faixa preta, e também é irmão da lenda do Vale Tudo Ivan Gomes

Júlio Secco

Iniciou no Jiu Jitsu com 12 anos de idade, hoje aos 62 anos é faixa vermelha 9º graus, mora no Rio Grande do Sul, onde administra 3 academias.

Luis Carlos Guedes

Outro faixa vermelha 9º da linhagem Fadda, além de muitas realizações como competidor e professor, um fato interessante é que Guedes desarmou um bandido armado com uma pistola em um trem lotado no Rio de Janeiro.

Luiz França

Foi aluno direto de Mitsuyo Maeda e Soishiro Satake, e teve como aluno o Grande Mestre Oswaldo Fadda.

Mauricio Robbe de Almeida

 Graduado em 2019, é o primeiro faixa vermelha da Gracie Barra

Nahum Rabay

É faixa vermelha e aluno de um dos fundadores do Gracie Jiu Jitsu, George Gracie. Além de ser um músico e uma figura conceituada no Jiu-Jitsu de São Paulo, Nahum Rabay, curiosamente, esteve diretamente envolvido no primeiro caso de “creontagem” no Jiu Jitsu.

Nilton pereira da silva

Iniciou no Jiu Jitsu com apenas 7 anos de idade. Seu pai João Inácio Pereira, colocou para treinar Jiu Jitsu, pois apanha dos mais velhos na escola. Hoje é faixa vermelha 9º graus.

Octavio de Almeida

Aluno de George Gracie, Octavio foi figura crucial para o desenvolvimento do Jiu Jitsu no estado de São Paulo nas décadas de 50 e 60.

Orlando Saraiva

Faixa preta graduado por Carlson Gracie, hoje é faixa vermelha 9º grau.

Osvaldo Alves

Considerado por muitos um revolucionário no Jiu Jitsu, Osvaldo Alves incorporou novas posições e técnicas a arte suave, assim sendo, ajudou Rolls Gracie a desenvolver uma nova filosofia do esporte.

Oswaldo Carnivalle

Aluno de George Gracie, foi um dos pioneiros do Jiu Jitsu na cidade de São Paulo nas décadas de 50 e 60. Enfrentou muitas dificuldades para manter sua academia, foi obrigado a participar de campeonatos de outras modalidades como Judo e Luta Livre, dessa forma, para conseguir divulgar o nome do Jiu Jitsu.

Oswaldo “Paqueta”

Com origem do Judo e do Levantamento de peso, era um grande amigo de Carlson Gracie, assim como também um dos melhores competidores de Jiu Jitsu da década de 1950 e 1960.

Oswaldo Baptista Fadda

Talvez a única pessoa que vem de uma linhagem não-Gracie para ganhar a faixa vermelha. Assim sendo, A academia Fadda foi fundamental trazer o jiu-jitsu brasileiro para as áreas mais pobres do Brasil.

Paulo Maurício Strauch

Paulo Mauricio Strauch é um mestre de Jiu Jitsu brasileiro (9º grau vermelho) que treinou com o Mestre Reylson Gracie antes de fundar sua própria academia em 1984. Em sua academia em Copacabana, assim sendo, o Mestre Paulo Mauricio Strauch ensinou numerosos campeões como o mundialmente famoso Caio Terra, Alexandre Vieira e muitos outros.

Pedro Hemérito

O primeiro aluno com o mestre Helio Gracie para alcançar a faixa vermelha, representou a Academia Gracie em muitos desafios, assim como tambem ensinava jiu-jitsu no Estado de São Paulo há mais de três décadas.

Pedro Valente

Um cirurgião plástico famoso, Dr. Valente é o pai dos Irmãos Valente, Pedro, Gui Valente, e Joaquim. Era aluno de Hélio Gracie desde 1953.

Pedro Valente Sr

Amigo próximo de Hélio Gracie, os dois quando jovens pegaram em armas para defender o ex-governador do estado do Rio, Leonel Brizola.

Pierino de Angelis

Grande mestre Pierino de Angelis, nono grau faixa-vermelha, dedicou sua vida ao Jiu-Jitsu. Sob a tutela do mestre João Alberto Barreto, ele é pai do renomado arbitro de Jiu Jitsu Muzio De Angelis


pierino-de-angelis-jiu-jitsu-faixa-vermelha.jpg

Relson Gracie

Filho de Helio Gracie. Fundador de academias Relson Gracie.

Renato Paquet

Renato Paquet é faixa preta de judô, possuiu dois títulos de boxe, e é faixa vermelha 9º Graus

Reyson Gracie

É faixa vermelha, 9º grau no jiu jitsu brasileiro e um dos mais respeitados representantes do estilo de defesa pessoal Gracie, sendo filho do fundador da Gracie Jiu Jitsu, Carlos Gracie (Sr) sendo assim um dos pioneiros nos Estados Unidos. onde ele levantou a consciência para a expansão do Jiu-jitsu.

Rezende Souza

Faixa preta 9º Grau, e como ele mesmo se intitula é seguidor do grande mestre Oswaldo Fadda

Ricardo Murgel

É um dos responsáveis pela vinda do jiu jitsu para o rio grande do sul, e em meados de 85 começou a dar aulas de jiu jitsu em porto alegre, assim sendo, em 2019 recebeu das mãos do mestre alvaro barreto a faixa vermelha 9º grau.

Robson Gracie

É faixa vermelha (9º grau), filho do fundador do Gracie Jiu Jitsu, Carlos Gracie (Senior) assim sendo foi instrutor da arte suave na Gracie Academy durante os anos 50. Assim sendo, Robson defendeu o nome da família Gracie em lutas de vale-tudo (1950), ele também é o pai de personalidades famosas do BJJ, como Ryan, Ralph e Renzo Gracie, e avô da Kyra Gracie

Rorion Gracie

Um dos fundadores do UFC que foi fundamental em levar o Jiu Jitsu para os Estados unidos.

Sebastião Ricardo

Graduado faixa vermelha 9º em 2014, grande mestre sebastião Ricardo, foi aluno direto de hélio gracie.

Sergio Barreto

Irmão dos mestres Alvaro Barreto e João Alberto Barreto, também é faixa vermelha 9º grau.

Waldir Rodrigues De Lima

Na década de 60 fundou com Geni Rebello, a Academia Teresópolis, onde trabalharam juntos durante mais de 10 anos, assim sendo deu origem a Academia Serrana.

Walter Nogueira

Faixa Vermelha 9º graus de Jiu Jitsu, hoje é presidente da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Olímpico (CBJJO)

Wilson Pereira de Mattos

Talvez o aluno mais velho de Oswaldo Baptista Fadda. Mestre Wilson Mattos, também conhecido como Mestre “Shihan”. Mestre Wilson, formou sua própria academia nos anos 70, assim como afiliadas em todo o mundo, em países como o Brasil, os EUA e o Japão.

Vídeos sobre os Faixas Vermelhas de Jiu Jitsu



Entenda como funciona a graduação no Jiu Jitsu e a troca de faixas

Neste vídeo, eu explico como funciona a graduação no Jiu Jitsu, assim como a sequencia de faixas, e qual o tempo necessário para a graduação. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=ccJADIewC6E

Links úteis para você melhorar o seu Jiu Jitsu:

Camisetas de Jiu Jitsu – Encontre variedade de camisetas para o seu treino na Harai. Usando o código de desconto: MUITOMAISACAOJJ. Clique aqui para acessar

Guia Completo para Iniciantes de Jiu Jitsu – tudo que precisa saber para começar no Jiu Jitsu. Clique aqui para acessar

Canal do YouTube sobre Jiu Jitsu – Aprenda mais sobre técnicas e histórias do Jiu Jitsu em nosso canal. Clique aqui para acessar

Kimonos de qualidade – Adquira seu Kimono na StormStrong. Com o desconto MUITOMAISACAOJJ. Clique aqui para acessar

Ebook sobre Jiu Jitsu – Conheça a origem do Jiu Jitsu de forma rápida e fácil baixando o nosso Ebook. Clique aqui para acessar

Livros de Jiu Jitsu que eu recomendo:

Treine sua pegada no Jiu Jitsu com:

Algumas das links acima são links de afiliados, o que significa que, sem custo adicional para você, eu ganho uma pequena comissão se você clicar e fazer uma compra.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...